VW AP 1.9 TDI ATD

ADAPTAÇÃO DO MOTOR VW AP 1.9 TDI NO JPX

Olá pessoal, mais uma vez estamos aqui para dividir com todos vocês mais uma adaptação no meu JPX.
Como todos sabem meu Jota estava com o XUD9A com upgrade, e apesar de estar muito bom, acabou dando um problema no cabeçote (trinca), o que me deixou muito “P” da vida com este motor.

O resultado é que peguei uma grana e investi num novo motor, o temido e mal falado VW AP 1.9 TDI (ATD). Temido e mal falado por puro desconhecimento e medo do novo, por se tratar de um motor diesel com injeção eletrônica.

Este motor já existe desde 1998 na Europa e Estados Unidos sempre utilizados em carros VW, Audi, Skoda. Como gosto de desafios, e após estudar um pouco sobre o novo equipamento, e ainda, conversar com felizes proprietários de JIPES equipados com este motor resolvi seguir em frente com a empreitada. Passo então, a dividir com todos os interessados o que eu fiz ou deixei de fazer durante a “ADAPTAÇÃO”.

Bem, como optei por utilizar a capa seca desenvolvida pela DEEPTEC para adaptar o VW AP no câmbio clark da C20, a primeira coisa a se fazer é transformar o Câmbio Clark do JPX em um câmbio Clark da C20. Então tive que retirar a capa seca do clark JPX e instalar no local a tampa do câmbio C20.

O próximo passo é diminuir o tubo da moringa e deixá-lo com altura entre 20mm e 25mm. O meu deixei com 25mm. O tubo ao qual me refiro é esse da foto acima(da direita) que fica no centro da peça. Desta forma ele irá se encaixar no seu devido local na capa seca Deeptec (foto abaixo).

03/06/08 – Por dentro da capa seca e com o eixo piloto no local pode-se observar que o eixo original do JPX é muito curto e portanto deverá ser substituído por um mais longo, como o da C20, ou mesmo aumentado em seu tamanho com um bom trabalho de solda, que aliás, foi minha opção, pois os preços pedidos por eixos novos ou mesmo usados são absurdos. Como é uma prática comum no “mundo das adaptações mecânicas”, não estou preocupado com a resistência que vai ficar o material, pois me foi garantido que não quebra. O que vai ser feito é o seguinte: pega-se a ponta que tem a fresa num eixo piloto C20 estragado, corta-se, e o emenda ao meu eixo no tamanho adequado. Após realizarmos algumas medidas chegamos a conclusão de que o eixo primário deve ter sua fresa aumentada em 33mm. Um valor maior poderá fazer com que a fresa encoste no disco.

E quanto a embreagem? Qual devo utilizar? Bem, eu optei por utilizar a embreagem original do JPX (DISCO E PLATÔ). Para isso tive de trabalhar o volante do motor AP para adequá-lo ao meu platô. No kit enviado pela Deeptec veio também o colar da embreagem AP e como este é perfeito para utilizar no sistema de garfo da nova capa seca, então resolvi ajustar meu platô para trabalhar com este novo colar. O que fiz na verdade foi desbastar um pouco as pontas do platô, pois o diâmetro do colar AP é um pouco menor que o do Jota. Vídeo aqui.

09/06/08 – O câmbio foi montado, porém antes tive de levar a tampa do câmbio da C20 para ser torneada no alojamento do rolamento que fica abaixo do rolamento do eixo piloto (foto 01). O serviço executado foi o de aprofundar mais esse alojamento, de forma que o rolamento original do câmbio do jota ficasse totalmente em seu interior (foto 02). Comparem o alojamento nas fotos 03 e 01. Na 03 a capa seca original do JPX o alojamento é bem mais fundo.

FOTO 01 FOTO02

FOTO03

14/06/08 – Fui ao shopping dos Jipes (ferro velho) para adquirir alguns componentes necessários para o motor. No momento em que cheguei eles estavam desmontando um Golf turbo. Comprei alternador e bomba hidráulica já montado no suporte. Peguei também reservatório de expansão com sensor e algumas mangueiras, além do suporte do motor.

16/06/08 – O “coração” já está no seu devido local. Falta agora fazê-lo pulsar firmemente.

19/06/08 – Pessoal tive que me render aos serviços de uma pessoa aqui de Brasília para me orientar na compra e instalação dos sensores necessários para o funcionamento do motor e também para a confecção do chicote para ligação da central. Essa pessoa também programou a central para funcionar sem precisar do painel original do golf. (Essa brincadeira saiu por 4000,00 incluindo os sensores e acelerador eletrônico, foi o preço que paguei pelo conhecimento).

Na foto abaixo está uma peça que mandei fazer para colocar no lugar da válvula EGR, que optei por retirar e não mais utilizá-la. O motor não precisa dessa válvula para funcionar. Ela tem a função de reaproveitar os gases do escapamento e “requeimá-los”, o que teoricamente diminuiria a poluição que sai pelo escapamento.

21/06/08 – A parte elétrica finalmente foi terminada, agora precisamos terminar as tubulações de arrefecimento do motor e o suporte para o cabo de embreagem, que aliás é o mesmo cabo da FORD F100. Abaixo o posicionamento da central.

25/06/08 – Bem pessoal hoje comecei a andar no carro para testá-lo. CARAMBA!!!!! esse motor é uma paulada. O bicho anda muito….Vamos ver se a durabilidade também me surpreende. Tem algumas coisinhas a acertar, tais como, ligar o conta giros, diminuir a aceleração, trocar rolamento do esticador da correia e diminuir a pressão do turbo….sem pisar muito dá 02 KG fácil….Há também tenho que trocar o manômetro o meu só vai até 1 KG.

01/07/08 – É moçada o motor é muito bom mesmo. Não fosse pela mesma cilindrada (1.9), não lembra nem de longe o velho XUD. Só para se ter uma idéia, mesmo andando em modo de segurança (safe mode),com a turbina a 0,3 kgf, o carro desenvolve mais que o XUD. O problema do safe mode foi resolvido com uma nova programação da central. Essa programação está um pouco diferente e deixou o carro menos “violento” nas pegadas, porém ágil o suficiente para andar no trânsito ou fazer uma ultrapassagem. Até agora foram rodados 110KM e o ponteiro do combustível ainda não se moveu. Amanhã abasteço e faço a média. Tenho que dar um jeito agora é na pequena tremedeira que está ocorrendo quando ultrapasso os 90KM/H.

02/07/08 – Postarei algumas fotos do motor instalado. Ainda não abasteci o tanque, fico devendo a média para vocês.

12/08/08 – Pessoal, o jota está muito bom. Até agora não me arrependo de ter gasto o valor de outro jota nele. Aceleração, retomada, força, pegada, todas são palavras que expressam bem como ele está. A média de consumo melhorou um pouco, está fazendo 10 km/l, mas também, o carro está tão prazeroso em dirigir, que não resisto e acelero um pouco mais forte, principalmente quando aparece algum 1.0 ou 1.6 querendo sair rápido para entrar na sua frente. hehehehe. Pode não ter final, mas sair na frente não sai.
Próximos passos agora:
a) Roda livre do Jeep;
b) Freio a disco nas quatro;
c) Ar condicionado.

06/04/09 – Mais uma vez trago notícias para vcs de como está se comportando o JOTAZUL com seu novo “coração”. O que posso dizer é que está um ESPETÁCULO de jipe. Ágil, rápido, forte, econômico, e tudo mais que vc possa querer de um jipe que te leva em qualquer lugar (desde que nesse local o jipe fique com pelo menos duas rodas no chão..hehehe).
O meu mecânico até perguntou se eu estava com raiva dele, pois não o tenho visitado com tanta frequência..hehehe.
Que me perdoem os que defendem o mwm no jota, mas não há motor melhor para o jpx do que o vw ap 1.9 tdi. Como disse anteriormente, esse motor não altera as características da suspensão devido ao seu peso (mais leve que o xud).
Já ia me esquecendo, o jota está fazendo 10 km/l, porém vou instalar o intercooler da pajero 2.8 nele e depois contarei como ficou.
Um abraço a todos.

19/03/2011

Hello everyone,

Bem estamos aqui novamente para uma rápida atualização sobre as modificações no jota.

Fizemos a adaptação da mola traseira da Ford Pampa (mola dianteira esquerda) e dos batentes da Blazer antiga. Vide foto abaixo.

Batente

Batente cortado

Batente01

Trocamos todos os amortecedores do Jota pelos amortecedores traseiros da GM S10. Ficou muito bom. Firmeza e maciez.

No tentanto, alteraremos o suporte superior do amortecedor (vamos levantá-lo 5 cm) para permitir que o amortecedor trabalhe mais folgado, pois com a adaptação do olhal a distância entre uma ponta e outra ficou curta, mas isso só na segunda-feira. Até mais.

40 pensamentos sobre “VW AP 1.9 TDI ATD

  1. Fala Adriano,
    Cara, ta muito bacana o seu jota e a adaptação ficou muito boa.

    Vi que você eliminou aquela borboleta que fica na entrada do coletor de admissão. Ela serve para reduzir a vibração do motor ao desligar, ou seja, o motor não da aquela “sacudida” quando você desliga a chave de ignição.

    Abraço
    Wander

    • Fala Wander, obrigado.
      Quanto a EGR, acho que é a ela que você se refere, realmente foi eliminada. Felizmente o motor não precisa dela para funcionar, como falei acima. A função principal dela é a diminuição da poluição atravéz do reaproveitamento dos gases, quanto a redução da vibração ao desligar o motor confesso que não notei qualquer diferença com ou sem ela.

  2. Boa noite Adriano! Gostaria de obter maiores nformações sobre as adaptações necessárias para o AP/TDI no JPX, pois estou muto interessado na aquisição de um com 130 cv que equipa o Golf e o Bora argentino, vc poderia remeter suas dicas para o meu e-mail para que eu possa avaliar por cima o valor desta empreitada? Aguardo breve retorno ante ao acima exposto e desde já muito grato por sua atenção e parabens por sua VTR ficou realmente muito boa…

  3. Bom dia. Estou interessado em colocar um motor desses em meu jpx, porém preciso saber o valor total aproximado do custo disso tudo. Se puder me informar isso e o local onde posso fazer tal adaptação, ficarei muito grato.
    Obrigado.

    Rubens.

      • boa noite adriano karlo,tenho um jeep estou pensando em botar um motor ap a gasolina,posso fazer esse mesmo adaptaçao,favor mandar o passo a passo pelo meu email,te agradeço desde ja……..

  4. olá amigão mais uma vez estou precisando de seus conhecimentos, dei um esquente no meu motor, estourou uma mangueira, apartir daí ficou esquentando tenho que trocar a junta do motor atd 1.9 , tem alguma junta de outro motor que eu possa colocar ; coloco a junta de inóx ou de amianto ? onde posso comprar a junta original?

    • Poxa Ed, como isso aconteceu? Dificilmente esses motores dão esse problema. Que pena. Então? Tente falar com o pessoal da Crestana em SP, talvez eles saibam de alguém que venda, caso eles não tenham. Um abraço e boa sorte.

    • Eu tenho a junta do atd . 380.00 de metal original, apenas preciso saber o número de piques, ou furos já existente na tua junta velha. 48 84058337

  5. se precisar deste motor ou o bew, axr , que dispensa a solenoide, guase igual ao atd, 130cv ou o da passat de 140 cv também tenho ,peças de reposição, correia dentada unidade eletrônica, (picos) bbielas ,pistão, gualquer coisa gauchodiesel . Florianópolis sc. 48 84058337. e tenho motores 1.9 mecânico também.

  6. Fla Adriano, sou o Fernando aqui de Sampa tudo bem? Em 2011 te perguntei a respeito do motor BEW 1.9 lembra? Então o fato e que acabei optando por um com BI mecânica do golf 1.9 TD por não ter partes eletrônicas portanto menos dispendioso…Ocorre que agora que estou quase terminando, não estou conseguindo ligar as mangueiras de arrefecimento bem como o sistema de ar quente, pois não consigo identificar estas ultimas tanto no motor quanto no painel corta fogo do JPX, de modo que quero manter os sistema de ar quente bem como o ar condicionado pois a VTR será para expedições e estes recursos são muito importantes para o conforto nestas viagens sem contar sua necessidade para segurança em condições de tempo extremas como na chuva forte AC e no frio extremo ar quente para desenbaçar o para brisa.Vc poderia me auxiliar neste processo? Vc manteve tais funções no seu J? Kra to entrando em parafuso, pois o J já esta parado a 4 anos e agora só faltam estas ligações para poder por a vtr para viajar…Outra coisa a turbina que veio no meu motor é refrigerada a água, portanto terei de derivar a entrada direto do reservatorio correto? Se puder compartilhar seu conhecimento quanto a este assunto comigo lhe serei muito grato, pois gostaria de por a VTR para rodar no máximo até o carnaval para poder ajustar os pormenores e cair na estrada rumo ao Jalapão.

  7. regis meu velho tente entrar em contato comigo por e-mail me enviando valores e preços destes motores ai 1.9 tanto ele comom rai e bomba mecanica por favor tenho interesse em comprar uns trez destes ai dependendo do valor e de peças para colocar em 3 kombis a diesel 1.6 que rodam aqui na empresa desde já agradeço.. e -mail para contato secincendioguarabira2@hotmail.com

    • Os motores 1.9!aspirado, 8.000.00 cada e o turbo mecânico, 10.000.00 e o atd 10.500.00 pronto para kombi. Me ligue 48 84058337 timm

      • Boa tarde Regis, Tenho um JPX que ja anda com motor AP gasolina, turbo.. sabe se da pra aproveitar alguma das peças que ja tenho, para utilização deste 1.9 diesel mecanico? Obrigado

  8. Olá! pode me ajudar com o contato deste Marcos, o Site dele está fora do ar, não consegui nada no google, estou adaptando um Ap diesel no meu carro e o seu Blogger me ajudou muito, no aguardo

  9. Olá amigo, estou pegando um vitara com esse motor. Me falaram mal dele, mas quais foram suas impressões dele no uso. Obrigado

  10. Adriano, Meu Jpx (95) tá com cambio original 5 marchas e motor TD ALH 1.9 e embreagem hidraulica. O mecanico abriu pra fazer manutençao na embreagem (gasta). O Plato era VW e o disco peugeot. Compramos o kit da peugeot (504) MecArm e nao deu (ficou “enforcado” segundo ele) e estamos apanhando. Podes nos ajudar?

    • Cara, o meu está do mesmo jeito. kkkkk.Engraçado, que no começo a embreagem aguentou bem, mas acho que instalei da Luk ou outra de marca mais conhecida. Na verdade, hoje a embreagem fica deslizando em marchas mais altas. Mas dá pra andar. Mais tarde vou tentar mandar reforçar as molas pra ver se resolve.

      • Vamos tentar uma soluçao frankstein pra ver se funciona. Em principio pensei que a adaptaçao para o VW 1.9 nao requeria isso. Espero receber experiencia de outros pra nao apanhar mais.

    • Caixeta, uma coisa que eu fiz e melhorou um pouco foi trocar o parafuso de ajuste lá no cilindro atuador do garfo. Assim fico com mais possibilidades de ajuste.
      Esse motor é muito forte, se não for embreagem de qualidade vai deslizar com certeza.

      • Opa, é uma ideia. Vou passar ao mecanico amanha. Qto ao disco, optamos por colocar um mais forte mesmo, inclusive com mais fibra. Vimos que o antigo ainda tinha fibra pra gastar…entao o disco nao estava tendo a distancia correta até o platô. Nao sei se deveriamos aumentar o eixo primario . E se alterarmos o rolamento por um maior? a ideia é diminuir o espaço entre disco e platô, aumento o contato entre ambos.

    • Pessoal, emprestei o Jota pra um amigo e ele fritou a embreagem…. se forçar desliza…entao vai começar tudo de novo. Agora vou ver se coloco uma de Ceramica(sugestao de um joteiro) ou outra frankstein (meia Ap e meia Peugeot) mais reforçada.

  11. Sobre o REDUTOR DE VELOCIDADE (VELOCIMETRO/CAMBIO) AI VAI UMA TABELA DAS DIVERSAS MEDIDAS E RELAÇOES: http://reisluz.com.br/CATALOGO_SOLDIESEL/PAGINAS/130.pdf

    cOROA 7X40 PNEU 900X20
    020139-1
    0.8947.1
    1313 1418
    COROA 7X40 PNEU 1000X20
    020158-8
    1.0000.1
    1113 1313
    COROA 7X43 PNEU 900X20
    020155-3
    0.9583.1
    1513 2213
    COROA 7X43 PNEU 1000X20
    020079-4
    1.1176.1 LPO1113 OF1313
    COROA 7X48 PNEU 900X20
    020135-9
    1.0714.1
    1513 2213
    COROA 7X48 PNEU 1000X20
    020078-6
    1.1000.1
    1313 1318
    COROA 7X48 PNEU 1100X20
    020581-8
    0.7894.1
    1214 1618
    COROA 8X39 PNEU 900X20
    020080-8
    0.7368.1
    O364 O371
    COROA 8X39 PNEU 1000X20
    020201-0
    0.7619.1
    OF1318 709
    COROA 8X39 PNEU 1000X20
    020132-4
    0.6400.1
    O364 O326
    COROA 10X41 PNEU 900X20
    020083-2
    0.9285.1
    608D 1113
    COROA 10X43 PNEU 700X16
    020081-6
    0.8823.1
    608D 708E
    COROA 10X43 PNEU 800X17,5
    020085-9
    0.8695.1
    709 912
    COROA 10X43 PNEU 800X17.5
    020211-8
    0.8500.1
    1621 1625
    COROA 10X43 PNEU 275/80X245
    020088-3
    0.8421.1
    2325 1218
    COROA 10X43 PNEU 1000X20
    020082-4
    0.6000.1
    O355 O364
    COROA 11X41 PNEU 1000X20
    020133-2
    0.5833.1
    O355 O364
    COROA 11X41 PNEU 1000X20
    020182-0
    0.6956.1
    O400 1935
    COROA 11X41 PNEU 1100X22
    020372-6
    COROA 7X40 PNEU 195/75RX16
    0.958.1 MB180/MICRO ONIB.
    020146-4
    TODOS
    PORCA REDUTOR VELOCIMETRO
    020199-5
    CURTO 55MM
    TODOS
    PROLONGADOR REDUTOR
    020100-6
    MEDIO 66MM
    TODOS

  12. Gostaria de colocar esse motor num grand vitara 4wd 2012 aut.
    Seria muito complicado a adaptação ? Indicaria alguém para fazer.

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